terça-feira, 8 de setembro de 2009

como criar peru e suas variedades



PeruO que ele tem para oferecer é muita carne
O peru é uma ave americana. Seu local de origem são as montanhas do Sul dos Estados Unidos, o México e os países do norte da América Central. Antes dos europeus chegarem à América, ele já havia sido domesticado pelos índios da América Central. Após a invasão espanhola, foi levado à Europa pelos Jesuítas. E, no século passado, os índios do faroeste americano usavam penas de peru como adorno. As três raças mais conhecidas são:


Mamute-Bronzeado - Seu nome original é broad-breasted-bronze, mas também conhecido como peito-largo. É raça de crescimento rápido e a que atinge o maior peso. Machos adultos chegam a pesar 16 Kg e as fêmeas, 9 Kg. É a raça pura mais difundida no Brasil. A presenta o corpo redondo e comprido, bastante coberto de carne. A qualidade da carne é semelhante nos machos e nas fêmeas. A produção de ovos, que pesam em média 100 g cada, é de aproximadamente 50 por ano.

Branco-Holandês - Também conhecido por branco-da-virgínia e branco-chipre. A carne é de sabor agradável e de qualidade superior, mais tenra do que a do mamute-bronzeado.Apesar disso, seu menor desempenho comercial em relação ao mamute fez com que se difundisse menos entre os criadores. O macho adulto pesa em torno de 14 Kg e a fêmea, 7 Kg. Aos 6 meses os machos já estão pesando 10 Kg e as fêmeas, 6 kg. É uma raça bastante rústica quando adulta, e muito bonita: a partir de 1 ano de idade toda a plumagem adquire coloração branca, num contraste forte com o vermelho da cabeça e o rosado das patas.



Vermelho-de-Bourbon - Dentre as raças puras, é a mais rara no Brasil. Sua coloração fundamental assemelha-se à do tijolo, puxando mais para o vermelho, com algumas penas brancas nas asas , na cauda, há penas brancas com uma faixa avermelhada, e as penas do peito sã vermelhas com uma barra branca ou escura. Raça de tamanho médio, macho adulto pesa em torno de 12 Kg atinge 10Kg aos 6 meses , as fêmeas chegam aos 8 Kg. Sua criação geralmente tem fins ornamentais ou exibição

Nenhum comentário:

Postar um comentário