terça-feira, 8 de setembro de 2009

como criar pato
















PATO Fácil e baratoA ave é rústica, não há necessidade de equipamentos especiais, o tempo de retorno é curto e pode-se dobrar o investimento em um ano


Texto João Mathias
Os patos não exigem muito espaço, acomodam-se tanto em lugares secos quanto úmidos, comem qualquer tipo de alimento e dificilmente ficam doentes. Quem tem experiência na atividade diz que em um ano é possível conseguir o retorno dobrado do investimento inicial.
Saborosa, a carne de pato tem oferta menor que a demanda e os ovos são nutritivos, fortificantes e ricos em proteínas, atributos valorizados no mercado interno.
As penas também são produto de consumo, indicadas para produtores de larga escala. Empresas de confecção demandam grandes volumes para preencher edredons e travesseiros, junto com plumas de outras aves. O pato não é monogâmico e chega a acasalar com até quatro fêmeas, que se reproduzem entre sete e oito meses de idade. Elas botam, em média, quatro vezes ao ano e são capazes de chocar 15 ovos por vez, dos quais cerca de 80% chegam à eclosão. Nascem aproximadamente 50 patinhos por ano.
O ambiente aquático é o mais propício para a fecundação. É oportuno planejar um pequeno lago ou tanque com água nas instalações do cativeiro, para o bem-estar dos animais. O espaço para a criação deve ser cercado com duas paredes de tijolos ou madeiras - para quebrar o vento - e duas de tela de arame, de maneira que a dupla de muros iguais fique interligada. Dentro, construa um abrigo para colocar o ninho e proteger as aves do sol muito quente e da chuva forte.

RecomendaçõesTexto João Mathias
Apesar das facilidades da criação dessas aves, o período de choca é o mais demorado em relação a outras espécies. Os patinhos levam cerca de 32 dias para quebrar e sair da casca do ovo. Um cuidado importante que se deve ter no início de vida dos filhotes é evitar o acesso ao ambiente aquático.
Nos primeiros 15 dias, a escassa camada de penugem que cobre a pele não é impermeável. Porém, já podem beber água e comer ração de crescimento após um dia de vida.
Os machos se desenvolvem mais rápidos do que as fêmeas e chegam a atingir o dobro do peso delas na fase adulta, com variação de três quilos a 3,5 quilos. O pato da raça gigante alemão consegue somar quatro quilos em 100 dias, enquanto a pata engorda 2,5 quilos no mesmo período.
A alimentação é diversificada. Além de ração balanceada, que colabora para o desenvolvimento, verduras e hortaliças complementam as refeições diárias. É recomendada ração de engorda às aves destinadas a abate e postura, na fase adulta, para aumentar a produção de ovos.
A consistência da carne de pato depende do período em que a ave é abatida. Ela é mais saborosa, macia e menos fibrosa se o abate ocorrer entre os primeiros 100 e 120 dias de vida, fase que o pato já cruza as asas.

Aparar uma das asas uma vez por ano é a recomendação dos criadores para evitar que os patos voem para longe. A construção de um cercado alto - 2,5 metros, pelo menos (veja ilustração) - também é necessária para conter as aves no local de criação e afastar predadores.
Raças e características
As raças mais comuns de patos no Brasil utilizadas para pequenas criações são o doméstico, popularmente conhecido como caipira, o europeu moscovy e o gigante alemão, de cor branca. Há aqueles que são protegidos pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e, por isso, precisam da autorização da instituição para a criação em cativeiro. São patos selvagens nativos da fauna brasileira, como o carina moschata, preto com a parte de baixo da asa branca, carúncula negra e bico preto com risco branco, e o putrião (acima), com as costas verdes, peito branco com pontos pretos e bico coberto com uma carúncula parecida com um chifre de rinoceronte, que se enrijece em períodos de reprodução

Investimentos
Investimento - 410 reais para uma família com um macho e quatro fêmeasInstalações - 300 reaisPreço dos animais - 20 reais cada fêmea e 30 reais o machoCapital de giro - 40 reaisRação - 25 reaisTempo de retorno - um anoOnde adquirir - José Carlos, criador, tel. (11) 9638-6474; Irani Braw, criador, tel. (11) 9919-9503; ABC Aves - Associação dos Criadores de Raça Pura, indica por telefone ou correspondência (ver endereço abaixo) criadores cadastradosÁrea - 20 metros quadradosConstrução - sarrafos de madeira, telhas de barro ou de amianto, tela de arameReprodução - em média, 15 ovos quatro vezes por ano com 80% de eclosãoClima - adapta-se a qualquer climaDoenças comuns - verminoseTratos veterinários - aplicação de vermífugo duas vezes por ano, no começo e no fim da posturaGastos com veterinário - raramente






Um comentário:

  1. estou com 10 patinhos já faz 1 mês,apesar deles terem aproximadamente 02 meses eles estão grandinhos, estou dando ração inicial misturado com quirela fina, mas ontem morreu um e hoje tem outro meio doente...eles estão em um viveiro que coloco serragem de madeira 03 vezes ao dia para não ficar molhado...o q devo fazer para meus bebes não morrerem, poço dar verduras (qual tipo) por favor me ajude nãso quero q meus bichinhos moram.....se vc puder me responder urgente fico grato meu e-mail é merlogov@hotmail.com.....muito obrigado

    ResponderExcluir